quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Conselhos úteis para organizar um jantar regado a vinho




Para quem aprecia um bom vinho, toda hora é hora de tomar uma taça. Mas a escolha dos vinhos que acompanham um jantar ou ocasião especial nem sempre é fácil - mas pode ser bastante divertida.

Seguem algumas dicas para ajudá-lo(a) a organizar os diversos tipos de vinho em ordem de apresentação, fazendo jus ao cardápio oferecido e ao paladar de todos os convidados.

Harmonia desde a primeira taça

A primeira taça de vinho dará o tom a uma boa refeição. É útil para despertar os sentidos e o apetite dos convidados, sem comprometer o que vem a seguir. O ideal é oferecer um champanhe ou espumante, bruto, já que a sua frescura, elegância e exuberância contribuem para criar uma entrada agradável. Pode também optar-se por um branco ou por um tinto suave jovem, ou mesmo oferecer um drink a base de espumante. Em qualquer dos casos, deve evitar-se os vinhos excessivamente doces, que devem ser reservados para a sobremesa.


Assim, ao organizar um jantar elegante, tendo como base uma refeição com entrada de frios defumados, uma carne vermelha assada e sobremesa com chocolate, devemos procurar servir um vinho que complemente vada um desses sabores. Assim, para os frios, pense em um bom branco seco e encorpado. Para a carne, procure um vinho com um sabor mais distinto, mais velho, com aromas de especiarias. Para a sobremesa, atente para o fato de o chocolate ter um aroma forte e penetrante, podendo interferir na degustação do vinho. Assim, prefira um vinho do Porto de boa qualidade, ou um Moscatel de Setúbal.
Na dúvida do que servir, procure se consultar em uma boa loja de vinhos, tendo em mãos o cardápio a ser servido.

Regras Basicas
Um vinho branco deve ser servido antes de um tinto. A ser de outro modo, o tinto deve ser ligeiro e o branco bem estruturado.
Um vinho leve deve ser servido antes de um vinho encorpado.
Um vinho jovem deverá preceder um vinho mais amadurecido. Se os vinhos forem da mesma colheita, o mais fino e elegante deverá ser servido em último lugar.
Vinhos leves devem acompanhar pratos leves.
Os vinhos encorpados são ser servidos com os pratos mais pesados e mais condimentados.
Vinhos com acidez notória casam bem com pratos de sabores acidulados.
Os vinhos suaves combinam muito bem com sabores agridoces, molhos cremosos e com sabores exóticos.
Nunca descuide da temperatura ambiente; se a temperatura esquentar, sirva vinhos leves e frescos.
Etiqueta

Como é natural, o anfitrião deve ocupar-se do serviço do vinho, salvo se quiser honrar uma pessoa que pense estar mais habilitada para isso. Primeiro deve servir-se as senhoras, começando por aquela que se encontra à direita do anfitrião. Depois, prossegue-se pela esquerda. A seguir, serve-se os cavalheiros, começando pelo que se encontra à direita da anfitriã, antes de prosseguir no sentido dos ponteiros do relógio. Os copos, que devem ser apropriados, só se enchem até um terço da sua capacidade, para conservar os aromas.

Pratique este ritual com amigos e familiares queridos e aprecie não apenas um bom vinho, mas uma noite realmente especial.

Divirta-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário